Verde na sala: dicas de plantas para conviver no aconchego da sua casa

Não importa o lugar, se do lado do sofá, sobre a mesinha de centro e pendente pela sala, o importante é abrir um espaço para elas. É impressionante com um único vasinho tem o poder de modificar o ambiente e torná-lo mais aconchegante, agradável e prazeroso.

É importante conhecer as condições do seu ambiente para saber qual plantinha pode se adaptar melhor a sua sala. Se for um ambiente bem iluminado e com a luz natural ou se quase não recebe iluminação são características determinantes para escolher a nova moradora.

Veja algumas opções:

Pleomele

A Pleomele (Dracaena reflexa) é um tipo de arbusto que pode atingir até dois metros de altura. Muito utilizada em decoração de interiores, essa espécie possui aspecto rústico e é perfeita para ser cultivada em ambientes de baixa luminosidade. Para mantê-la sempre bonita regue-a com frequência e mantenha a terra adubada.

Plantas para apartamento pequeno: 25 melhores espécies | Plantas ...

Antúrio

O antúrio (Anthurium sp.) é uma planta de aparência rústica com folhas verde escuro e flores vermelhas, apesar de possuir outras variedades. A planta floresce o ano todo e é ótima para decorar mesas de centro e aparadores, em vasos maiores pode adornar algum canto da sala. Cultive-a à meia-sombra, mantendo a terra úmida e adubada para garantir a beleza do seu antúrio.

Lírio da Paz

O lírio da paz (Spathiphylum wallisii) é uma planta de porte elegante e clássico, ideal para decorar com graça e charme a sala de estar. O Lírio da Paz adora ambientes sombreados e frescos. Regue-o sempre que a terra estiver seca, essa espécie precisa de solo úmido para manter-se bonito e viçoso.

Lírio da Paz: Como Cuidar e 65 Ideias de Decoração Com Fotos

Palmeira Ráfis

A Palmeira Ráfis (Rhapis Excelsa) também é muito utilizada na decoração de interiores. A planta cresce bem, podendo chegar a 1,5 metros, portanto prepare um cantinho da sala que possa acomodar adequadamente a palmeira. Mantenha o solo adubado e regue sempre que a terra estiver seca.

Planta Palmeira Rafis Jardim | Móvel p/ Casa Usado 33235698 | enjoei

Jade

A Jade (Crassula ovata) também é conhecida como árvore da vida ou árvore da amizade. Mas não pense que é por causa do tamanho, pelo contrário, essa planta é de porte pequeno. A longa vida da planta é o que a torna semelhante a uma árvore. A jade, na verdade, é uma espécie de suculenta que ama ficar à sombra. A rega, como para qualquer suculenta, deve ser feita sempre que o solo estiver seco.

Jade Plant (Crassula ovata) - Types, Growing, Care Tips & Common ...

Cacto

Os cactos, dos mais variados tipos, são a planta da moda na decoração. Eles são muito fáceis de cuidar, não necessitam de regas constantes ou adubação. A variedade de espécies, dos menores aos maiores, permite que sejam usados em espaços variados.

Samambaias

As samambaias, também encontradas em diferentes espécies, voltaram com tudo para a decoração de interiores. A planta de folhas pendentes é ideal para adornar armários altos ou prateleiras elevadas. As samambaias, contudo, devem ser cultivadas à meia-sombra, com solo bem drenado e regas frequentes.

Samambaia: Como Cuidar e 60 Ideias de Decoração Com a Planta

Orquídea

As orquídeas, dos mais variados tipos, deixam qualquer ambiente mais sofisticado e elegante. Mesmo não florescendo todo o ano, as orquídeas precisam de cuidados constantes. Adubação apropriada e regas frequentes estão na lista de cuidados com a planta.

Já pensou em ter orquídeas em casa? Veja com cultivar | Gazeta do ...

Costela de Adão

A Costela de Adão (Monstera Deliciosa) é uma planta de alto valor estético e decorativo. O formato de suas folhas embeleza qualquer ambiente e se tornou um ícone da cultura pop, presente até no mundo da moda. A planta aprecia meia-sombra e regas espaçadas. Para deixá-la ainda mais bonita, limpe as folhas com um pano úmido sempre que elas estiverem com pó.

Como cuidar de sua Costela da Adão | HM Jardins - Floricultura e ...

Espada de São Jorge

A Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata) é uma das plantas mais utilizadas na decoração de casas, seja pelo seu simbolismo ou pela sua fácil manutenção. O fato é que a planta é ótima para purificar o ambiente e, segundo a tradição popular, mantem a casa protegida. A planta geralmente é utilizada na entrada do ambiente, mas também pode vir sobre mesas de centro ou em composições com outras espécies. Lembre-se de deixá-la a meia-sombra e de regá-la sempre que a terra estiver seca.

Espada de São Jorge: aprenda como cuidar e fazer mudas de Sansevieria

Gostou das dicas? Escolha a melhor opção para te fazer companhia.

Aproveite para compartilhar com uma amiga que já está querendo ter seu próprio jardim.

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts
Total
0
Share